Foi realizada ontem (29), na escola de ensino fundamental São Miguel, a última oficina sobre práticas de alimentação saudável do mês de maio. A atividade faz parte do projeto “ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES DA VILA SÃO MIGUEL - APESMI: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA PESCA ARTESANAL NA COMUNIDADE SÃO MIGUEL”, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Petrobras, que visa incentivar na criançada o consumo de alimentos saudáveis. O Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) é responsável por coordenar as atividades nas escolas. A Associação de Pescadores da Vila São Miguel (Apesmi) é beneficiária do projeto.

Durante a oficina, a técnica em nutrição Eliana Pereira explicou para as crianças a importância de se ter uma boa alimentação, principalmente através do consumo de pescado, abundante na nossa região. Explicou, ainda, de que forma esse tipo de alimento contribui para o desenvolvimento do organismo e para o bom desempenho da vida escolar. O momento foi oportuno, também, para conscientizar sobre os cuidados que devemos ter com nossas lagoas.

Após produzir painéis sobre que tipo de alimentos costuma consumir, a turma do 3º ano “B” ouviu atentamente da técnica o que é e o que não é saudável comer, sendo alertados sobre o consumo de refrigerantes e frituras em excesso. Ao final da oficina os alunos foram convidados a participar da degustação de uma pizza de pescado, como forma de incentivo ao consumo do mesmo.

Emanuelly Pereira, de 9 anos, disse ter gostado muito da “pizza diferente”. “Aprendi que só se devem comer coisas saudáveis, que temos também que tomar muita água, comer bastante arroz, feijão e peixe pra ficar forte. E também cuidar das flores!”, finalizou.

As oficinas deste ano tiveram início em março. A próxima escola a receber a visita do projeto será a Escola Ruy Poester Peixoto.