Como forma de atuação será utilizada no trabalho com as comunidades a metodologia Freireana: ação-reflexão-ação, promovendo a reflexão sobre ação realizada e construindo a partir desta uma nova ação, levando em consideração o contexto em que os sujeitos e as associações estão inseridos.

O desenvolvimento para a autonomia das comunidades pauta-se em princípios metodológicos centrais da Educação Popular: autogestão, sustentabilidade e participação popular, assim Freire (1980) nos aponta que, pensar em metodologias significa repensar as ações realizadas por um determinado espaço e pessoas, ou reafirmar aquelas atividades que estão dando certo de forma a produzir cada vez mais, novos conhecimentos.

O respeito ao conhecimento cultural na gestão dos recursos naturais e humanos é o meio básico para se chegar à sustentabilidade do uso dos recursos e da organização social. A identidade cultural (valores, normas, visões, conhecimentos e costumes) produz vias internas de desenvolvimento. É no processo de se sentir e de se fazer sujeito, protagonista de sua história, que o papel da Educação Popular se faz importante, enquanto elemento de mediação, por meio da ação cultural, da relação entre a consciência e o mundo.

Desta maneira, o projeto pretende promover a produção inclusiva e sustentável, fomentando a oportunidade de trabalho, na manutenção e preservação socioambiental das comunidades tradicionais de pesca. O percurso metodológico do projeto seguirá os procedimentos descritos a seguir:

No primeiro momento será realizada a contratação do Coordenador Executivo através da CLT com carga horária de 20h e do estagiário com carga horária de 20h de acordo com as leis do estágio, para integrar-se a equipe interdisciplinar e começar a detalhar o planejamento das atividades do projeto.

Com isto começam as reuniões de planejamento do projeto. Além do planejamento das atividades também serão produzidos materiais de comunicação e divulgação, bem como a elaboração de materiais didáticos para serem trabalhados nas oficinas.

O conteúdo programático para as oficinas das escolas abrange os seguintes assuntos, sendo respeitadas as idades a serem trabalhadas: Identidades e territórios das comunidades tradicionais pesqueiras, conflitos socioambientais e comunidades tradicionais pesqueiras; sociedade insustentável, produção e consumo desenfreado; consequências de uma sociedade insustentável; sociedade sustentável produção e consumo responsável; inclusão do pescado na dieta traz benefícios à saúde, por que o pescado faz bem: valor nutricional do pescado; frequência necessária do consumo do pescado para obtenção de benefícios; tipos de pescado: seco, resfriado, congelado e fresco; cuidados do armazenamento em casa; receitas.

As mesmas tem o objetivo de formar multiplicadores, ou sejam, crianças das escolas públicas municipais das comunidades dos bairros Bosque, Bernardete e Parque Coelho, que possuem uma escola cada.

Está prevista a realização de oficinas em todas as escolas públicas municipais dos Bairros mencionados anteriormente, que vão da pré-escola até nono ano do ensino fundamental com turmas mistas (sexo masculino e feminino), bem como turmas de EJA que também serão contempladas.

As oficinas nas escolas serão realizadas a partir do 2º período de execução do projeto, desde que coincida com o período escolar e estão previstas oficinas de 4 hora/aula técnica nas escolas (exceto as turmas de EJA, cujas oficinas terão duração de 3 horas/aula, de modo a compatibilizar com a carga horária de aula destas turmas), pois o trabalho de oficinas reflexivas, com crianças e adolescentes não tem durabilidade maior, em função do tempo de concentração e maturação dos sujeitos nesta faixa etária. As escolas funcionam nos seguintes horários: 7:45 as 11:45; 13:30 as 17:30 e 19:00 as 22:00, sendo este ultimo horário turmas de EJA.

As oficinas para as merendeiras das escolas dos bairros Bernardete, Parque Coelho e Bosque tem o objetivo de desmistificar que o pescado é ruim e que não dá de ser servido na merenda escolar, para tanto contrataremos um(a) especialista na área (gastrônomo ou nutricionista) que prepare a oficina, o material e a execute, tendo como produto final o inicio do livro de receitas para merenda escolar. O referido livro deve ter no mínimo 10 receitas especificas para merenda escolar com o pescado da região e serão distribuídos em toda rede municipal de ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, totalizando no mínimo 1 exemplar em cada uma das 69 escolas. A carga horária destas oficinas, bem como seu conteúdo programático, serão definidos posteriormente em conjunto com o especialista a ser contratado, levando em conta o objetivo citado anteriormente.

A associação que representa a pesca artesanal compreende pescadores e suas famílias e tem como função organizar a cadeia produtiva da pesca artesanal. Os próprios associados (pescadores) são os fornecedores, existindo assim uma diferença nas funções dentro da associação. Existem sócios que fornecem o produto e aqueles que beneficiam o produto, muito embora a rentabilidade do negócio seja distribuída de forma igualitária entre todos os associados. A remuneração sobre o produto é feita sobre a quantidade pescada e o preço é estabelecido no conjunto dos associados verificando o preço de mercado e a possibilidade de remunerar melhor esta etapa. Já o beneficiamento dá-se pela produtividade das pescadoras na manipulação deste pescado e terão sua remuneração também estabelecida da mesma forma da atividade da captura. O resultado do final de exercício é apurado e dividido em partes iguais para todos os sócios independentes de suas atividades na associação, isto depois de retirar os fundos de reserva e investimento. A evolução da renda será acompanhada através de formulário de acompanhamento durante o período do projeto, muito embora saibamos que a pesca é sazonal, portanto haverá períodos que certamente haverá retração. 

Estão previstos alguns custos fixos, tais como: contas de luz, água e telefone. Estas serão necessárias para a manutenção das atividades da associação. O IPVA do caminhão que pertence à Associação e também o IPTU do prédio que a Associação desempenha suas atividades.

A manutenção pelo projeto destes custos fixos permitirá que os valores hoje empreendidos para custeá-los sirvam de capital de giro para que a Associação fortaleça seu negócio.

A previsão de assistência técnica para a manutenção dos equipamentos é necessária para o bom funcionamento o entreposto. Não diferente é a previsão para detetização e a limpeza de caixa da água conforme a legislação exigida.

As contratações de pessoa física serão utilizadas para assegurar as especificidades de determinadas oficinas e/ou cursos que a equipe do projeto não tenha habilitação necessária.

O monitoramento de segurança garante o patrimônio do empreendimento. Da mesma forma o material de escritório será adquirido nos primeiros meses de cada ano do projeto, garantindo a manutenção das atividades administrativas do mesmo.

Manter um empreendimento que manipula alimentos com higiene e limpeza é de suma relevância, para isso a aquisição de materiais de higiene e limpeza será realizada em duas etapas, entre outros podemos citar, hipoclorito, detergente, sabonete liquido, balde, vassoura, rodo, pano de limpeza.

O material de produção que irá complementar os já existentes para o bom andamento das atividades do entreposto, também serão adquiridos em duas etapas e citamos monoblocos fechados e balaios, facas, chairas, embalagens, estrados entre outros.

Para o início das atividades do entreposto será necessário à aquisição dos uniformes de produção previstos pela legislação vigente, bem como a sua substituição em período adequado. Compreende-se por uniformes de produção calça, jaleco, avental, boné, bota, e EPI’s em geral.

Os equipamentos a serem comprados terão a função de qualificar a produção e são eles: carrinhos, prateleiras e mesas de inox; separador de camarão, escamadeira, despolpadeira; balança digital de parede; termômetro; bomba d’água; cilindro de lavagem de peixe; split para área de produção; cadeiras estofadas fixas e giratórias; lava botas automático e  sensor de presença.

Quanto ao combustível previsto no projeto o mesmo será utilizado no caminhão refrigerado que a Associação possui, para o transporte do pescado, seja ele in natura ou beneficiado.

Com o objetivo de atender o deslocamento dos coordenadores, oficineiros e estagiário que irá acompanhar a produção, foi necessário prever passes urbanos para o deslocamento destes.

Quando do encerramento das oficinas nas escolas em cada ano pretendemos realizar uma atividade conjunta de visita a APESMI e será feito uma pequena solenidade na comunidade para marcar o encerramento destas atividades.

O sucesso do projeto bem como do empreendimento necessita de uma boa campanha de divulgação, necessitando assim de materiais como panfletos, folders, banners, camisetas, bonés, placa, moto ou bike de som, bem como uniformes de passeio, que identificará os beneficiários quando da participação de oficinas, eventos e reuniões na comunidade. Cabe salientar que esta Associação possui uma articulação em nível regional, estadual, e nacional, participando de conferências, congressos, seminários, cursos e os uniformes de passeio servirão também de divulgação.

Como já relatado, a Associação possui um caminhão refrigerado, necessitando assim de contratação de seguro para o mesmo e que foi previsto para os quatro últimos meses de cada ano do projeto.